top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorAmanda Domingos

Como escolher o tom de base


Olá eu sou Amanda, maquiadora profissional e hoje vim falar de algumas das coisas que são um desafio para muita gente, escolher o tom correto da base!

Num primeiro momento, encontrar a cor da base perfeita para a sua pele pode parecer uma missão impossível. Afinal, cada marca possuí uma cartela de tons própria, nem sempre com todos os subtons disponíveis, fazendo com que aquelas opções não combinem tão bem com o nosso tom de pele.

As vezes usamos de alguns “artifícios” para realizar a compra: fotos, cores de revistinhas ou até mesmo a indicação da amiga que tem a cor de pele parecida com a sua... Porém não adianta, a possibilidade de errar o tom é muito grande

Por isso, reuni aqui as melhores dicas para você realizar a difícil tarefa de nunca mais errar na cor da base. Vamos Lá??

ESCOLHA: Antes de começar a aplicar a base no rosto, é importante separar as cores que mais se parecem com o seu tom de pele, assim você diminui a quantidade de opção e vai no mais certo. É importante ter aproximadamente 3 cores para que você possa compará-las na hora do teste, para entender se a sua pele é mais clara ou escura do que a cor da base escolhida.

SUBTONS: Nessa separação de base, você já seleciona também fundos de diferentes tonalidades, que são os subtons, eles tem os fundos de cor amarelados ou rosados para pele Clara, nas peles negras podem ter subtons olivas, amarelos e avermelhados. A olho nu é difícil definir o subtom, mas depois da base aplicada a diferença é mais nítida.

A construção da base não é apenas no rosto, nos trabalhamos também as extensões, ela precisa dar continuidade ao seu colo e restante do corpo (não podemos esquecer da orelhas!). Portanto, se o seu rosto é mais rosinha do que o seu corpo, vale a pena investir em uma base amarelada para neutralizar a coloração – e vice-versa.

TESTANDO O PRODUTO: O jeito certo de descobrir o seu tom de base é aplicando-a no seu maxilar, subindo um poco para o rosto e descendo um pouco para o pescoço, o ideal é que a base “suma” nas duas regiões. Testar na mão e braço não vale hein!

Com as cores separadas, aplique uma pequena quantidade esfumando no maxilar, cada uma das cores compará-las entre si e entre a cor do seu rosto. O tom de base que desaparecer, após aplicada, é o que combina perfeitamente com a sua pele!

É importante que o local do teste esteja bem iluminado! Lojas com luzes muitos amarelas ou muito brancas, podem influenciar nas cores. Minha dica é: saia da loja, teste outros ambientes e luzes, se for o caso passe até uma quantidade maior e veja como a base se comporta no seu rosto, como ela fica depois de seca, tire selfies, teste o flash... Ai sim depois desses testes, você avalia se vai comprar ou não!

TRUQUES PARA ADAPTAR

Às vezes temos vontade de comprar uma marca ou uma base específica, mas talvez a cor perfeita não esteja nessa cartela. Em casos como esse, vale a pena misturar duas cores para obter o seu tom ideal. Para não comprar duas bases de uma só vez, também vale usar outros truques para adaptar o tom e usar produtos que você já tem no necessaire, como por exemplo corretivo.

Se a base for mais escura, você pode clareá-la misturando um pouco de corretivo/ base mais clara. Vá dosando aos poucos, até resultar na sua cor. Caso a base seja mais clara, você também pode misturar o corretivo, mas ele precisa ser mais escuro em um ou dois tons. Fique atenta a dosagem para não pesar a mão!

É isso, espero que vocês tenham gostado e não errem mais a cor da base.

6 visualizações0 comentário
bottom of page