top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorGabriela Cesario

Beleza natural (literalmente!), a gente te conta sobre o processo de descoberta

Nunca se falou tanto em cuidados e rituais de beleza quanto nos tempos atuais, basta abrir nossas redes sociais e vemos inúmeros usuários – figuras públicas ou não – compartilhando dicas para deixar sua rotina de beleza e cuidados com a pele cada vez melhores e eficientes.

Esses cuidados e preocupações são ótimos para nossa autoestima, mas podem ser ainda melhores se pensarmos neles de forma responsável em nível de impacto social, afinal, o consumo consciente extrapola o mundo da moda, abrangendo todo nosso estilo de vida, como afirma Vittoria Ferraz, publicitária, que começou a se “preocupar de fato com coisas que antes levava no automático, e isso vale tanto pra grana quanto para as coisas em que a gasto” ao entrar na fase adulta da sua vida.


Vittoria sempre teve um relação complicada com o seu cabelo, que em alguns dias estava liso, outros ondulado e cacheado. Por um tempo, Vitt investiu na chapinha, mas não se tornou dependente dela, pelo contrário, junto com a sua mãe buscou alternativas para melhorar o modo como se sentia em relação ao seu cabelo. Nesse processo, encontraram a solução em produtos veganos: “A primeira linha foi a Flores & Vegetais, de ph neutro e sem sal, o que deixou meu cabelo respirar e tratou da caspa que me assombrava. Eu aprendi a usar o secador e passei a respeitar o poder da secagem natural e comecei a amar meus fios um pouco mais, e acho que isso fez mais bem pra eles do que qualquer produto”.


Depois de alguns anos do seu primeiro contato, a publicitária fez algumas mechas loiras e sentiu seus fios ressecados, onde recorreu aos produtos da Lola Cosméticos, indicação de uma amiga que estava começando a sua pesquisa de produtos veganos. Mas os resultados não foram como o esperado.


Selecionada pelo The Insiders Brasil, uma comunidade de consumidores reais que têm a chance de testar produtos inovadores apenas em troca de sua opinião, Vitt participou da campanha de uma marca vegana recém chegada ao Brasil, a Love, Beauty & Planet. “Fui que fui, mas pronta pra jogar um glitter em cima do produto em prol da campanha. O legal foi que não precisei fazer nada disso, e foi uma surpresa boa demais”. Segundo a Vitt, os produtos duraram além do tempo de teste e, além de possuírem um cheiro muito bom e suave, contavam com embalagens feitas de plástico PET reciclado pós-consumo, e 100% recicláveis.


Os produtos ainda a fizeram pensar no tanto de água que levava para enxaguar seu cabelo, pois possuem um tecnologia de enxágue rápido que ajuda a diminuir o tempo e a quantidade de água utilizada no banho. A fórmula da linha usada por Vitt é 95% feita de ingredientes de origem natural, obtidos de maneira consciente e sustentável. Esse processo em busca de alternativas para cuidar do cabelo, além de ajudar na melhora da autoestima, fez com que Vittoria se importasse mais com a origem dos produtos que utilizava: “Eu antes não parava e pensava o quanto a fabricação daquele produto pro meu cabelo e o processo de uso dele por mim afetava o planeta. E simplesmente não quero mais ser egoísta desse jeito” afirma.


Lembra da amiga que indicou os produtos da Lola para Vittoria? Seu nome é Laura Isern, jornalista, que há um ano começou seu processo para um estilo de vida vegano.


Em suas pesquisas por produtos alternativos para beleza, Laura conheceu a Use Orgânico, uma plataforma online ideal para quem ama investir em produtos naturais/veganos/sustentáveis/orgânicos, e que oferece produtos por preços acessíveis. Entre as escolhas de Laura na plataforma está a Água Termal Natural de Gerânio: “Das comprinhas que fiz na plataforma, essa foi de longe a mais em conta. Um total de 13 honestos reais por 60 ml de água termal de gerânio”. Antes dessa compra, ela nunca havia ouvido falar em gerânio, um planta rica em minerais que estimula a renovação e estrutura das células, a formação de colágeno e auxilia na preparação da pele para permeação de princípios ativos diversos. “Eu venho usando o produto para preparar a pele para receber a maquiagem diária. E tem funcionado muito! Ele hidrata na medida certa, deixando a pele sequinha, cheirosa e sedosa”. Para completar seus cuidados e hidratação, Laura utiliza também o Sabonete Líquido Facial e Corporal Sem Fragrância da Arte dos Aromas.


A busca por uma rotina de beleza e autocuidado envolve apostar em produtos com fórmulas livre de parabenos, corantes, fragrâncias sintéticas, sulfatos e que não sejam testados em animais. A procura por esses produtos pode ser longa, mas o processo é de muito conhecimento e descoberta – sobre nosso planeta e amor próprio – como comprovam Laura e Vittoria.

54 visualizações0 comentário
bottom of page