top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorRomila Marques

Como e porque reduzir o desperdício de alimentos

Jogar comida fora é algo que ninguém gosta de fazer, mas acontece. Atualmente, vivemos uma realidade que foi chamada de “cultura da fartura”, responsável por impulsionar o desperdício e isso precisa mudar! O alto desperdício de alimentos também afeta o meio ambiente, ainda que boa parte daquilo o que comemos seja orgânico e de fácil decomposição. A forma como lidamos com os alimentos também tem relação com o desenvolvimento sustentável que tanto abordamos aqui no blog.


Você sabia que cerca de um terço da comida produzida no mundo é jogada fora? Se comparada com a quantidade necessária para acabar com a fome no planeta, o alimentos que vão parar no lixo são quatro vezes maiores. É muita desperdício que pode ser evitado com pequenas ações.


Foto: Divulgação/ Instituto Cidade Amiga

A realidade do desperdício de alimentos

Antes de falarmos sobre os problemas ambientais que o desperdício de alimentos pode causar, apresentamos alguns dados que se referem a uma realidade que você já conhece, mas precisa entender com mais clareza:

Foto: Digulvação Ciencia Informativa
  • Uma em cada sete pessoas no mundo sofre de desnutrição, enquanto cerca de 1,6 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas a cada ano;

  • Se nenhuma medida eficaz for tomada, a projeção é de que o desperdício mundial de alimentos cresça em 30% até 2030, chegando a um total de 2,1 bilhões de toneladas ou 66 toneladas por segundo;

  • E para que fique mais fácil imaginar o volume desse desperdício, considere que cada brasileiro joga fora mais de 40 kg de alimentos anualmente. Essa quantidade poderia alimentar 13 milhões de pessoas.


O impacto do desperdício de alimentos no meio ambiente


Como se não bastasse, e como indicamos anteriormente, o desperdício de alimentos não é ruim apenas porque afeta diretamente os seres humanos. Outros seres vivos também sofrem com o problema e, consequentemente, isso retorna para nós.

A questão é que a produção de alimentos impacta o meio ambiente. E se esses alimentos são desperdiçados, chegamos a uma situação em que recursos naturais foram utilizados em vão. Essa situação gera um ciclo vicioso, porque se não desperdiçássemos, poderíamos produzir menos por vez e explorar menos o meio ambiente.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), “a cada ano, os alimentos produzidos sem ser consumidos causam um gasto de água equivalente à vazão anual do Volga” (rio mais longo da Europa), sendo responsáveis por gerar “3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa” na atmosfera.

Como evitar o desperdício de alimentos e ajudar o planeta

Foto: Divulgação/Teknisa
  • Faça sopas ou caldos

Utilize a sobra de legumes e verduras para fazer uma sopa ou caldo, evitando que estraguem na geladeira. Se não quiser consumir o caldo na hora, você ainda pode congela-lo e consumir aos poucos.

  • Vá ao mercado regularmente

Fazer compras com mais frequência fará você comprar apenas o que precisa para aquela semana, evitando estocar produtos que podem acabar estragando caso você não use. Além disso, dá para economizar um pouco aproveitando as promoções de alguns supermercados.

  • Faça lista de compras

Faça uma lista do que falta em seu armário de comidas e compre apenas a quantidade necessária, de acordo com o seu gasto semanal. Assim, você irá reduzir o desperdício de alimentos e também economizar no fim do mês.

  • Evite o exagero

Seja em casa ou em um restaurante, evite servir mais do que você sabe que consegue comer. Se preciso for, você pode repetir e é sempre uma opção melhor do que deixar comida no prato!

  • Doe para quem precisa

Sobrou comida e não sabe o que fazer com ela? Doe para quem precisa. Faça marmitas e distribua antes que elas estraguem e não possam ser aproveitadas. Além de evitar o desperdício, você ajuda quem precisa.


Tem mais alguma dica para evitar o problema? Compartilhe suas ideias cm a gente!

5 visualizações0 comentário
bottom of page