top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorDebora Yumi

Cuidados especiais com o cabelo no verão

Durante o verão, os cabelos ficam ainda mais expostos e sofrem agressões vindas da radiação solar, da água do mar, do cloro e da poluição. A intensidade dos raios solares que chegam à Terra está ficando maior e, por isso, se proteger desses fatores é essencial. Vamos falar sobre cuidados especiais com os cabelos no verão e como protegê-los das agressões diárias.


Quais os danos causados pelos raios solares ao cabelo?

Os raios solares não causam apenas danos a nossa pele, mas também aos cabelos. Eles são responsáveis por degradar a estrutura dos nossos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Em contato com o cabelo desprotegido, a radiação solar causa danos à fibra capilar e, por isso, protegê-los é indispensável. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente de se ela for artificial ou natural.

Quando estiver exposta ao sol, procure utilizar proteção nos cabelos, como chapéus e bonés, evitando usá-los com os fios molhados, já que abafar a região pode piorar a queda e provocar o surgimento da caspa. Inclusive, alguns produtos já possuem fator de proteção para os cabelos. Outro passo importante é hidratá-lo e restaurá-lo após um dia de exposição intensa, a fim de conquistar fios brilhosos e bonitos.



Água do mar e cloro danificam o cabelo?

Você sabia que a água do mar e da piscina intensificam ainda mais os danos que o verão pode causar? Eles auxiliam na perda da água benéfica para os fios, que é a responsável pela elasticidade deles. Além disso, também quebram as proteínas encarregadas por selar internamente os cabelos, deixando-o poroso, quebradiço e com pontas duplas.

Por isso, ao sair do mar ou da piscina, procure lavar os cabelos em água doce e retirar o excesso de cloro ou da água do mar. Aposte em uma água termal para hidratar suavemente os fios de forma prática e eficaz. É importante deixá-los bonitos, macios e sedosos, por isso não esqueça, também, de reabastecer a hidratação dos cabelos. Procure produtos altamente nutritivos e de reparação intensiva, que irão selar as cutículas e prevenir futuros danos. Outro fator que também é importante se preocupar é o vento, que deixa o cabelo mais embaraçado, facilitando e aumentando a quebra dos fios


Dicas para cuidar dos cabelos no verão

Nessa estação, procure hidratar sempre os cabelos. Reequilibrá-lo depois dos danos do verão é importantíssimo para devolver seu brilho e maciez. Evite utilizar secador para não ressecar os fios e, para protegê-los dos raios ultravioletas, utilize bonés, chapéus ou lenços. Se for lavar o cabelo todos os dias, procure produtos sem agentes nocivos, como parabenos.

Use sempre água fria ou morna para lavar os fios, pois a água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar a região e aumentar a oleosidade. Não esfregue a região com as unhas, pois pode provocar feridas e até estimular o aparecimento da caspa. A alimentação também influencia na saúde dos cabelos, por isso, mantenha sua dieta com proteínas, aminoácidos, ômega-3 e 6, substâncias presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios. Após a praia, procure nutrir os fios utilizando produtos hidratantes, como ceramidas e manteiga de karité e, para restaurar, invista nas máscaras de reparação intensiva.

1 visualização0 comentário
bottom of page