top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorDebora Yumi

Cuide de seus fios

Os cabelos são motivo de orgulho para toda mulher, seja ele curto, longo, cacheado ou liso. Para mantê-los bonitos e saudáveis, os cuidados são inúmeros. Confira algumas dicas gerais para deixá-los brilhosos, bonitos e saudáveis.


Fonte: Unsplash

Utilizar produtos próprios para o seu tipo de cabelo vai deixá-lo mais saudável e bonito. Por isso, se seu cabelo é oleoso, por exemplo, use shampoo e condicionador específicos, que tenham, em sua composição, ativos para controlar a oleosidade e cuidar das deficiências dos seus fios. Lembre-se sempre de retirar todo o produto para não deixar nenhum resíduo. Além disso, evite lavá-los com água quente, pois ela sensibiliza os fios, dilata as cutículas, pode ressecar e até aumentar a oleosidade no couro cabeludo, além de deixá-los opacos e sem movimento. Aposte na água fria, que alinha as cutículas do cabelo e proporciona brilho. Outros cuidados que os cabelos precisam envolvem queda e caspa. Esta última atinge oito em cada dez brasileiros por ano, principalmente no período de calor. Ela pode ser causada por utilização de produtos inadequados, variações hormonais e coloração em excesso, por exemplo. Para evitar e tratar o problema, você pode lavar os cabelos com água gelada ou morna, não ficar com o cabelo úmido por muito tempo e usar um shampoo específico para caspa. A queda pode ser causada por utilização de muitos produtos químicos, como alisantes e colorações, chapinha, babyliss e até por estresse e genética. Para tratá-la, você deve evitar usar água quente, nunca friccionar ou arranhar o couro cabeludo e usar loções estimulantes.

Dicas para pentear e secar os cabelos

Quando se trata de cabelo, até modo certo de pentear existe. Para evitar a quebra dos fios, penteie gentilmente para ele se desembaraçar aos poucos e procure sempre utilizar pentes com cerdas largas e nunca uma escova. Outra dica é desembaraçar primeiro o comprimento, para evitar acúmulo de nós.É importante secar os cabelos com cautela para não queimá-los. Antes do procedimento, passe um termo ativo para proteger os fios do calor oriundo do secador, chapinha ou babyliss. Evite também levar o secador muito perto da raiz, respeitando o limite de 15 cm da cabeça. Após a secagem, utilize um desfrisante para manter seu cabelo arrumado e livre do frizz.

Proteja o couro cabeludo do sol e hidrate-o bem

O couro cabeludo pode sofrer alguns danos, como queimaduras, quando exposto demais aos raios solares. Não deixe que isso aconteça, pois pode causar caspas, deixando o cabelo sujo e oleoso. Para protegê-lo, use sempre chapéu ao ir à praia ou em qualquer situação que exponha demais o couro cabeludo. Você também pode utilizar protetor solar específico para os cabelos.Não esqueça de se alimentar bem e beber muita água, pois ela é responsável pela hidratação natural do organismo, que abastece também os seus cabelos, deixando-os macios e brilhosos.

3 visualizações0 comentário
bottom of page