top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorDebora Yumi

Maquiagem vegana, natural e orgânica: qual a diferença

Apesar de ser uma iniciativa incrível da indústria de cosméticos nos últimos tempos, a make sustentável ainda é um bebê no mundo da beleza. Por isso, nada mais comum do que confundir maquiagem vegana, orgânica e natural. Mas não se engane, nesse departamento, são os detalhes que fazem toda a diferença.


O consumo responsável pede olhar crítico por parte dos consumidores. É sempre bom saber quem está por traz da sua marca favorita, o posicionamento que esta(s) pessoa tem diante de causas e críticas às marcas. Isso pode ser um dos fatores determinantes ao escolher um item natural já que existem tantas opções.


Fonte: Unsplash

Maquiagem vegana

É a maquiagem sem ingredientes derivados de animais, como mel, leite e gordura bovina. Dentro do nicho consciente, é o que mais tem crescido, então está cada vez mais fácil de achar no mercado. Além disso, é cruelty free, ou seja, que não passa por testes em animais. Porém, isso não quer dizer que só contenha itens naturais em sua fórmula, que podem contar com  ingredientes sintéticos. E alguns de seus ativos podem ser problemáticos.

Não podemos alarmar as fórmulas dos sintéticos. O problema são alguns ativos. Também não basta dizer se X ou Y são ruins, temos de saber o que eles provocam na saúde ou no meio ambiente; isolados ou em conjunto com outros ativos. Analisar o impacto de cada ingrediente de maneira isolada e conjunta. Ficar de olho no rótulo. Não basta ser vegana, hoje as marcas precisam ser conscientes e repensar o impacto ambiental que geram. Para identificar, procure pelos selos como do PETA, o  Cruelty Free International, entre outros.

Maquiagem natural


Sabe o que faz um produto ser considerado natural? Uma fórmula com 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. Normalmente marcas conscientes e naturais não testam em animais, afinal, o que adianta ser natural e gerar sofrimento animal. Hoje em dia há muitas possibilidades e tecnologia que substituem o teste em animais, contudo algumas utilizam matéria-prima animal, como por exemplo a cera de abelha que é muito comum em batons e hidratantes para os lábios. Por isso a importância de ler o rótulo, caso procure uma alternativa vegana e natural.

Orgânica


Para começar, orgânico não é sinônimo de vegano, ok? Então, apesar de não serem cruelty free, esses produtos podem conter derivados de animais, como cera de abelha, mel e lanolina, por exemplo. O que faz um produto ser considerado orgânico é ter no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas. Isso significa sem químicas, como agrotóxicos, antes e durante o cultivo.

Algumas marcas possuem boa parte da fórmula formada por ingredientes orgânicos e ainda assim não possuem um selo de orgânico. Quando falamos em selos como o Ecocert, por exemplo, ele é dado por produto. Então pode acontecer de uma marca que se diz orgânica ter alguns itens do portfólio orgânicos e outros não. Se a marca for consciente de verdade, ela será, acima de tudo, transparente.

Abaixo estão alguns seles mencionados para identificação.


Selos de identificação

Selos de identificação

Vale lembrar


É sempre importante lembrar: não é porque é sustentável que você está livre de reações alérgicas, ao usar um produto natural, mais do que um especialista, é a auto-observação que vai nos dizer se está sendo bacana pra gente ou não.

7 visualizações0 comentário
bottom of page