top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorRomila Marques

Os recursos naturais do planeta para 2019 se esgotaram!

Imagine se, no lugar do seu salário mensal, você recebesse um anual. E, na metade do ano, ele se esgotasse. Isso mesmo, saldo zero, sem nenhum centavo a mais para gastar e pagar suas contas. Você começaria a acumular dívidas e mais dívidas e até mesmo pegar um empréstimo, não é mesmo? Que desespero!


Usei a analogia para explicar o que está acontecendo com a Terra. Ou melhor, a maneira como estamos tratando-a. Em 2019, já utilizamos nosso orçamento de recursos naturais para este ano. Ou seja, já usamos nestes últimos sete meses toda a água, energia, minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e renovar no período de 365 dias. Estamos no vermelho!


Todo ano, o chamado Dia da Sobrecarga da Terra acontece mais cedo. Em 2018, ele ocorreu em 31 de julho, em 2017, a data foi em 2 de agosto, em 2016, dia 8. Um dado assustador é comparar quando esse dia caiu em décadas passadas. Em 1971, foi em 21 de dezembro! Esta data é calculada desde 1969 pela organização internacional sem fins lucrativos Global Footprint Network (GFN).


#MudeAData: precisamos mudar nosso estilo de vida

Este ano, está sendo lançada também a campanha #MoveTheDate, #MudeAData, na tradução para o português. A ideia é acreditarmos que podemos mover a data do Dia de Sobrecarga da Terra para trás, 5 dias por ano. Com isso, a humanidade alcançaria a compatibilidade com os limites de um planeta antes de 2050.


Algumas das mudanças sugeridas pelo movimento, por exemplo, seria a substituição de 50% do consumo de carne por uma dieta vegetariana. Isso mudaria a data em 15 dias (dos quais, dez deles correspondem à redução das emissões de metano do gado).


Todas as recomendações estão associadas a cinco grandes soluções: energia, alimentação, cidades, população e planeta. Outras dicas são criar iniciativas no local de trabalho, reduzir o desperdício alimentar e exigir aos governos para gerirem os recursos naturais de forma responsável.


Que tal mudarmos nossos hábitos de consumo a partir de hoje?

3 visualizações0 comentário
bottom of page