top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorluanareis.br

A Passagem



Nesse último domingo (12 de abril) milhares de famílias se reuniram e comemoraram a Páscoa. Páscoa significa passagem e a origem tem a ver com o povo hebreu que finalmente venceu a escravidão e saíram do Egito rumo a liberdade. O que isso tem a ver com negócios? O que tem a ver com você? Muita coisa. Estamos vivendo um momento muito delicado cheio de incertezas. Enxergo como uma passagem. Tudo mudou e vai mudar mais ainda. Esperamos ardentemente que essa quarentena acabe logo, tudo que mais desejamos no auge da nossa ansiedade é que tudo volte ao normal. Mas não vai voltar. Nada será como antes. Uma vez que passamos pela passagem, nada volta a ser como era. Acredite isso pode ser bom! Eu particularmente acredito que essa pausa forçada serviu para colocar muita coisa no lugar e outras em outros lugares. Veja bem, minha coluna aqui na Ágama é sobre empreendedorismo. E o que é empreender? É ter seu próprio negócio? Definitivamente não. Com certeza é ter uma visão diferenciada, criativa, a frente dos problemas. Seria uma grande mentira romantizarmos esse momento. Sei que muitas pessoas estão morrendo e outras sendo altamente prejudicadas. Fiquei pensando sobre como nosso atual momento tem a ver com a páscoa (respeitando a sua crença, ok). O povo hebreu finalmente estava saindo da escravidão física, mas e a mental? Essa é uma das coisas que eu gostaria de falar. A escravidão mental é a pior de todas. Após o êxodo do Egito o povo ainda mantinha uma mentalidade de escravo, mesmo tendo a tão sonhada liberdade, a mais importante não tinha acontecido. Trazendo para agora e o contexto da coluna, existem muitos empresários escravos da sua própria empresa. Você não é o seu negócio. Seu negócio não é você! Você é muito mais do que isso.

Quando eu disse que existem donos de empresa escravos dela, você pode ter pensado no sentido financeiro, mas a grande parte vai, além disso.


Se fosse só dinheiro, existem outras opções mais fáceis que trazem isso sem as dores de cabeça que um negócio próprio traz. Não são as finanças a "grande vilã."

Muitos empresários têm uma verdadeira paixão por sua empresa, e isso não é ruim a não ser que essa paixão te cegue ao ponto de você acabar perdendo a sua saúde e outras coisas por ela.

Sua empresa pode ser uma extensão da sua essência, mas ela nunca será tão importante quanto você. Por isso liberte-se!

No pós quarentena seu negócio provavelmente precisará ser reinventado. E tudo bem. Talvez ele vai precisar dar alguns passos para trás, talvez você perceberá que o melhor é seguir outros caminhos profissionais. E sério, tudo bem. O mais importante é o seu bem-estar.

Tenha uma atitude empreendedora, seja livre e caso você continue com seu negócio pivote quantas vezes forem necessárias. No mundo dos negócios chamamos de pivotar, mudanças no produto/serviço até atingir a excelência. Por necessidade financeira muitos empresários vão realizar algumas mudanças, mas aqui vai um segredo: as melhores mudanças são as que surgiram de propósitos.

Chegou a hora das empresas viverem mais do que nunca o que seus textos lindos de missão, visão e valores sempre falaram. Mover uma empresa apenas por questões financeiras não gera valor. O que faz uma empresa e uma vida valer a pena são os valores que esta carrega. Então aqui vai mais um conselho: quando se sentir perdida, lembre-se dos valores da sua empresa. Lembre do porque você a criou. Se não encontrar valores, chegou a hora de cria-los. Faça essa passagem com essa consciência:

Pivote sem medo de ser feliz. Você é livre para decidir o que quiser da sua vida e da sua empresa. Essa jornada é só sua e não merece comparações. Fico por aqui a disposição para conversamos mais sobre o assunto, seja pelos comentários ou pelo e-mail: contato@agamabolsas.com.br Com amor e álcool em gel


Luana Reis.

4 visualizações0 comentário
bottom of page