top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorBianca Giudici

Crie seu Curso Online: investigue a dor


Machinarium Consultoria Criar curso online
Photo By Markus Winkler

Estamos vivendo um momento único na história onde o mundo online [ainda novo] nunca foi tão requisitado, bem visto e admirado como agora.


Na esteira desse desejo, resolvi gerar insights para você criar seu curso online e esse é o segundo post sobre isso [eba!]



Recapitulando...


No primeiro post, falei sobre como começar seu curso, ou seja, como impulsionar suas ideias a partir do levantamento de assuntos, temas e subtemas que você realmente gosta e tem propriedade para falar.

Sugeri também você vasculhar referências de cursos, considerando sua concorrência direta [aqueles que estão falando do mesmo tema que você], sua concorrência indireta [aqueles que propõem soluções diferentes para o mesmo problema] e por fim, outras referências – as suas musas inspiradoras - [que são profissionais, artistas, empresas que te inspiram mesmo].

A ideia é identificar como eles constroem a página do curso, quais itens que estão presentes na descrição. Levante os itens obrigatórios, aquilo que tem em todo curso e que normalmente respondem as perguntas o que é, quem faz, como é, quando é, quanto é, quais resultados ou benefícios.

Além disso, é importante perceber como eles constroem a comunicação da oferta/curso, como eles guiam a atenção para tornar esse produto atraente para aluno/consumidor. Quais as palavras chave que eles usam para falar desse tema e quais as expressões que você acredita que são quase exclusivas desse curso, marca ou profissional.



O ANALGÉSICO

Machinarium Consultoria Crie curso online
Photo by Candice Picard

No mundo do empreendedorismo, os serviços ou os produtos são normalmente criados para atender uma dor ou para aprimorar um desejo OU habilidade OU comportamento.


E para quem está no começo, é importante que esse serviço ou produto responda a uma dor – isto é, seja uma solução que atue como um Analgésico [ou Morfina] - sim, é assim que chamamos mesmo!


Agora, pense comigo: é bem habitual buscarmos um médico quando estamos com uma dor específica OU procurarmos um cabeleireiro quando estamos nos sentindo feios [dor] OU buscamos empréstimo quando estamos sem dinheiro [dor] e assim vai...


Direcionamos nossa atenção para o que incomoda, para o que está latejando.


Afinal, se está tudo bem, para que se importar, né? Apesar de eu não achar isso saudável para mim [e nem para ninguém], eu já me peguei várias vezes pensando e agindo dessa forma [e estou tentando mudar].


Isso acontece porque diante desse mundo atual - cheio de informação, competitivo e sem tempo, é muito automático e fácil tomar decisões orientadas por aquilo que incomoda, que frustra, que não satisfaz, ou seja, pela dor.


Estamos sempre buscando eliminar nosso sofrimento [e daqueles que estão ao nosso redor].



QUAL A DOR QUE SEU CURSO ONLINE ELIMINA?


Machinarium Consultoria Crie curso online
Photo by Velizar Ivanov

Para um momento, reflita e escreva qual a dor ou o incomodo que seu curso online se propõe a solucionar, liste sem julgar e somente depois, revise.


Veja agora os cursos-referência que você pesquisou, repare que eles sempre respondem a uma dor, a uma frustração que está latente em algumas pessoas. Você consegue identificar qual é a dor, sensação e sentimento? Investigue, de verdade!


Se está difícil esse processo de reconhecer e escrever, comece pela sua experiência de vida no tema escolhido. Muito provavelmente, você já teve essa dor e a solucionou, ou vem enfrentando isso e de certa forma já vivenciou algum estágio de superação. Faz sentido isso para você?


Para mim faz e muito!


Nossas criações são resultado da nossa experiência, trajetória, vivencia. Ao longo da vida, construímos um repertório que é só nosso, é único e exclusivamente individual. Ninguém sente, entende e percebe o mundo como você.


Voltando a dor que seu curso responde... Tente sintetizar e organizar melhor o seu aprendizado. Consegue estabelecer o que você era antes e depois dessa batalha que enfrentou? Crie frases que relacione a dor com sentimentos e sensações.



A DOR QUE NOS CONECTA


Apesar da dor e da alegria serem relativas e pessoais, será que só você que pensa e sente dessa forma? Ou essa dor ou problema são percebidos por outras pessoas também?


Machinarium Consultoria Crie curso online
Photo by Kelly Sikkema

Normalmente nossas dores são partilhadas com outras pessoas, SIM. Nossos sentimentos tem pares [ou melhor, milhares], mas o único jeito de saber isso é arregaçando as mangas e fazendo pesquisa.

Você pode conversar com seus familiares, amigos e colegas, entrevistar seus alunos ou clientes [se você tiver] e até mesmo investigar os comentários de pessoas nas redes sociais de seus concorrentes. Identifique como eles expressam e verbalizam essa dor, esse incomodo, essas frustrações [tudo isso em relação ao seu tema, ok?].


Lembre-se que todos nós usamos as palavras para nos expressarmos, essa língua-signo é comum, nos une e nos conecta, nos coloca em pé de igualdade [uns diante dos outros], então aproveite isso para se conectar! E claro, para entender a realidade do outro e o que está por trás desse sofrimento.



E DEPOIS? 

Machinarium Consultoria crie curso online
Photo by Giulia May

Essa investigação intensa contribuirá para que você crie um produto ou um serviço que se destaque no meio da multidão de ofertas, atraindo e conectando as pessoas certas [que precisam do seu serviço ou produto e que enxergam valor nisso].


Afinal, o seu curso resolve um problema concreto na vida das pessoas [que pode estar ligado à uma falta de organização, de dinheiro, de autoestima, de confiança, de conhecimento técnico, de inteligência emocional e por ai vai].




E ai?

O que achou desse texto?


Essa abordagem te abriu caminhos, te motivou a ir lá e fazer?

Conte-me aqui nos comentários.


E aproveita e me siga no instagram.


Conheça a Machinarium.  


Obrigada,

Bianca Giudici




Veja o primeiro post - Curso Online: por onde começar



32 visualizações0 comentário
bottom of page