top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorMarcinha Novaes

Caixa de Pandora



Na mitologia grega, Zeus criou Pandora com ajuda de Hefesto e Atena, sendo a primeira mulher a viver com os homens na terra.


As qualidades que lhe foram dadas pelos deuses eram, beleza, inteligência, graça, saber dançar, meiguice, inteligência como também dominava os trabalhos manuais.


Só que antes de ser enviada para a terra, lhe foi entregue por Zeus, uma caixa onde não poderia ser aberta em hipótese alguma, pois lá estavam a guerra, doenças da alma e do corpo, discórdia, ódio e por fim a esperança.


Mas ela muito curiosa, decidiu abrir a caixa e foram libertados todos os males da humanidade até que por medo, Pandora fechou a caixa deixando ainda dentro um último item, a esperança.


Vamos trazer esse mito para uma interpretação interna de todos nós. Carregamos lembranças através de histórias em nossos vieses do inconsciente, que nos moldam hoje, como também o livre arbítrio de mudar ao nos conscientizarmos.


Essa caixa interior tem dois lados que a sociedade impôs como ruim e bom, temos:


Amor e ódio

Tristeza e a alegria

Esperança e desesperança

Descrença e crença

Bom e mal

Orgulho e humildade


Não adianta fugirmos dos dois lados presentes em nós mesmos. Aceitar nossa ambiguidade e saber trabalhá-la na finalidade de adquirimos um equilíbrio, é essencial. Aceitem seus sentimentos quando vierem e sejam capazes de equilibra-los.


Aceite, trabalhe e evolua!

4 visualizações0 comentário
bottom of page