Comportamento de Consumo na Era da Internet
- Roberta Pavão
- 1 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Desde que a internet passou a ser usada por maior parte da população mundial e brasileira, o mundo mudou muito. O mundo está mais integrado, pessoas mais próximas. Houve mudança na forma de nos comunicarmos e também de nos relacionarmos uns com os outros. A forma como nos consumimos, também mudou!
Atualmente, a indústria da moda, já se mostra bem adaptada às mudanças do mercado e formas de atender ao consumidor.
E é sobre isso que vamos falar neste post! Continue a leitura e entenda o atual comportamento de consumo e seus fatores de influência.

Por que e como a internet mudou o comportamento de consumo?
Em resumo: por muito tempo as pessoas iam até o atelier, costureira do bairro ou alfaiate mais próximo para confeccionar suas roupas. Depois surgiram as lojas e shoppings, e os seus atendentes também orientavam em relação às tendências da moda. Revistas, cinema e TV eram os maiores divulgadores de tendências de moda!
Hoje, a grande vitrine da moda é a internet e o consumidor tem a possibilidade de comprar produtos do mundo inteiro. A internet tornou os desfiles de moda mais próximos, possibilitou o surgimento dos influencers, pessoas que divulgam novas marcas e tendências a alguma micro comunidade, e são determinantes na tomada de decisão de compra dos consumidores.
Fatores de influência no comportamento de consumo
A WGSN, é uma empresa especializada em previsão de tendências, realizou uma pesquisa que identificou seis fatores importantes que contribuíram para a mudança comportamental do consumidor. Esses fatores são os seguintes:
Facilidade das compras online
Cerca de 74% dos consumidores brasileiros preferem realizar suas compras no ambiente online.
De acordo com o instituto, essa é uma das principais mudanças do consumidor da era digital: ele não gosta de ir até uma loja, ser atendido, precisar escolher a roupa ou acessório e passar pelo caixa para efetuar o pagamento.
No ambiente online, ele pode fazer tudo isso de forma rápido e segura, sem sair de casa.
Atendimento personalizado
Apesar do consumidor preferir realizar suas compras online, ele valoriza um atendimento mais personalizado e humanizado.
Por isso, as empresas tem investido para melhorar o atendimento, e isso acontece por meio de uma comunicação mais próxima via chat da loja, WhatsApp e redes sociais.
Tem um case que é ótimo exemplo de atendimento humanizado, que aconteceu quando um cliente gerou uma disputa entre a Netshoes e Centauro no Twitter. Na época, ele queria comprar um tênis, mas como as duas lojas ofereciam o mesmo preço, ele lançou a pergunta de quem venderia mais barato. O resultado você pode ver nesse link aqui.
Confiança e credibilidade
Muitas marcas que estão na internet, não possuem loja física, o que faz com que tenham que conquistar a confiança de seus clientes, e, com apoio de redes sociais, provar que é uma marca que tem credibilidade e que o processo de compras é seguro, e o produto tem qualidade.
Quem trabalha no segmento da moda, precisa se preocupar em oferecer informações transparentes sobre as características do produto, meios de pagamento e formato de entrega.
Conscientização ecológica
O consumidor exigente gosta e busca por marcas sustentáveis e deseja que seus fornecedores atuem com responsabilidade perante o meio ambiente e a sociedade em que estão inseridos, o que inclui também, a forma que a empresa lida com a mão de obra contratada para a produção destes bens de consumo.
Empresas que investem em sustentabilidade são bem-vistas pelos consumidores atuais.
Hoje, grandes marcas da moda já investem na sustentabilidade e utilizam desde garrafas pet para confecção de sapatos, reaproveitamento de resíduos têxteis e de confecção, até técnicas conscientes de tingimento e decomposição de tecido.
Expectativa de vida das pessoas
A expectativa de vida das pessoas está aumentando e o mercado da moda percebeu a necessidade de se reinventar.
Pessoas com mais idade também querem se sentir bem vestidas e modernas, ao mesmo tempo que muitas vezes percebem mudanças nos seus corpos, e sintam alguma insegurança para usar peças de roupas produzidas para pessoas mais jovens.
A moda precisa estar preparada para atender todas as faixas etárias: infantil, jovem, adulto e terceira idade.
Desapego
Estamos aprendendo e vivenciando o desapego, por isso, o novo consumidor só compra o que ele realmente gosta e sabe que vai usar.
O mercado da moda precisa estar consciente sobre o que vale a pena ser produzido e comercializado, precisa estar conectado às necessidades do seu cliente, bem como agregar valor em cada peça.
Acho muito interessante observar o quanto o hábito de compras online de itens de moda mudou, desde que a internet se popularizou! Eu acesso internet com bastante assiduidade desde 1998, e no começo, comprava somente CD´s e livros, e, acreditava que jamais compraria roupas, no entanto, há cerca de 5 anos anos, quando penso em adquirir qualquer peça de roupa, acessórios ou calçado, é sempre online, por todos esses motivos acima...
E você, onde prefere comprar?
Comments