Essa tal ansiedade
- Dani Nogueira
- 20 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Já faz muito tempo que vivemos uma forte agitação emocional. Esse momento de quarentena veio pra jogar luz em algumas questões que estão latentes, e uma delas é a ansiedade.
Sem entrar em especificações clínicas do que classifica um quadro de transtorno de ansiedade, hoje vou falar um pouco sobre como a aromaterapia pode ajudar a amenizar esse problema.
O primeiro passo, antes de falar em óleos essenciais: se você sente ansiedade com frequência, a um ponto em que isso afeta sua vida, procure apoio terapêutico. A ansiedade tem como umas das características a dificuldade de se focar no momento presente, como se a mente ficasse presa entre aflições do passado e sofrendo por um futuro que nem aconteceu ainda. Portanto a terapia é um primeiro passo fundamental, para proporcionar à mente um alívio diante de tanta pressão.
Dito isso, vamos lá. Quando a gente fala do efeito dos aromas sobre as emoções, não existe receita pronta. No controle da ansiedade, acredito que a aromaterapia pode vir de forma associativa, para ajudar a mente a se posicionar no presente. Aliás, só o fato de ter um aroma no ambiente, já é muitas vezes suficiente para ancorar a mente no tempo e espaço.
Cheiro de bolo assando no forno, café fresco que acabou de ser coado: os aromas tem esse poder, de colocar a atenção no momento presente, e proporcionam bem-estar a partir da conexão com nossa resposta visceral: por mais que o mundo esteja caindo lá fora, em algum momento seu corpo vai sentir fome, e você vai sentar pra se alimentar. Esse momento de simplicidade sagrada pode sempre ser invocado por aromas de ervas, frutas, condimentos.
O óleo essencial de manjericão é amplamente usado para acalmar e modular o humor, assim como o óleo da casca da laranja, que proporciona alegria e contato da mente com o corpo. O óleo extraído das sementes de cardamomo regula a energia estomacal; capim limão, que é uma grama com cheiro cítrico, facilita a digestão de emoções densas.
Aliás, você sabia que a preocupação acumulada afeta o estômago? Portanto cuide da sua alimentação, e na falta de um óleo essencial, asse um bolo e passe um café, saboreie com calma, desfrute os aromas, e mentalize que tudo vai dar certo, um dia de cada vez.
Commenti