top of page
Agama 200x200.png

Gorda não é xingamento!

  • Foto do escritor: Thaymara Bittencourt
    Thaymara Bittencourt
  • 2 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Quantas vezes você já ouviu alguém falando para outra pessoa: - Sua gorda!

Te soa familiar? Pois é, eu mesma já ouvi várias vezes! Desde a infância, sempre que alguém queria me atingir ou me ofender soltavam o famoso "sua gorda", como forma de xingamento. O ponto é, desde quando foi instituído que gorda é um xingamento ou algo negativo? No dicionário gorda é um adjetivo, antônimo de magra, sabia? Parece algo óbvio, mas tive que vir aqui fazer uma dissertação sobre isso, pois, nem para todas as pessoas isso é óbvio.

Até aqui entendemos que gorda é uma característica, assim como: magra, baixa, alta, morena, loira, certo? Outro ponto muito importante é a classificação dessas características, sim, para sociedade em que vivemos hoje existem características que são melhores que as outras, volte o texto um pouquinho e analise as características que eu citei, quais você acha que a sociedade considera mais positiva? Estranho essa conclusão né?

Ouço sempre pessoas falando uma para as outras, seja no trabalho, entre amigos ou família: Nossa! Como você está magra! E a pessoa responde: Obrigada! (toda feliz), não que isso seja um problema, a questão se torna problemática quando o comentário é: Nossa! Como você está gorda! (e aqui o tom já muda) e a pessoa que recebe o comentário se senti ofendida. Não se sinta ofendida! Isso não é ofensa! Quando você se sente ofendida só está ajudando a espalhar um pensamento gordofóbico.

Deixo um ponto para refletirmos.

E se você algum dia usou uma característica para afetar alguém, pare agora mesmo! E caso você esteja do outro lado e escute, por exemplo, "sua gorda", em tom de ofensa, tenho um super conselho para você.

Responda com classe e em bom som: Parabéns!! Sua visão está ótima!

 
 
 

Comments


bottom of page