top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorluanareis.br

Não seja dona do seu próprio negócio! Seja mais do que isso, seja empreendedora!


Meu nome é Luana e é com muita alegria que faço parte do time de colunistas da Ágama, esse é o primeiro de muitos textos que vão rolar por aqui sobre o universo do empreendedorismo. Meus textos sempre terão o objetivo de ajudar, por isso conto com a sua ajuda para descobrir quais assuntos você gostaria de ver por aqui, pode deixar seu comentário que terei o prazer em responder.


Falando um pouco sobre mim, empreendo na vida, na Senseven, minha empresa de pesquisa & desenvolvimento, entre mais 2 negócios que estão surgindo em breve.


Hoje eu quero te levar a uma reflexão sobre o que de fato é empreender. Afinal dá para empreender como funcionário ou só tendo o próprio negócio?

Vamos começar analisando a palavra "empreendedor".


Derivado do inglês entrepreneur, e do francês antigo “entreprendre“, um vocábulo formado pelas palavras entre – do latim inter, que significa reciprocidade – e preneur – do latim prehendre, que significa comprador*.


Concluímos então que empreendedor é na verdade ser um intermediador. Ele sempre está intermediando algo. Estamos acostumadas a achar que empreendedor é só aquela pessoa que vende algo, que tem o seu próprio negócio mais especificamente. Na verdade empreender é uma característica, uma qualidade. É enxergar oportunidades, quando aparentemente só vemos dificuldades.


Todas as criações que hoje usufruímos foram frutos de pessoas que souberam enxergar além da caixinha.

Elas se tornaram intermediadoras, entre o problema e criaram a solução. Veja que nada tem haver com o próprio negócio. Tem haver com criatividade. Uma pessoa pode ter seu próprio negócio e não ser empreendedora, assim como uma funcionária pode ser empreendedora sem nunca na vida ter uma empresa.


Como então desenvolver uma visão empreendedora?


Tudo é uma questão de comportamento, por isso:

- evitar reclamar

- quando o problema vier, comece a colocar sua caixola para trabalhar e pense: quais as coisas boas posso tirar disso?

- lembre-se: para todo problema, existe pelo menos 1 solução.

- pratique pelo menos um hobbie, nossa mente só consegue criar quando está relaxada, por isso busque uma atividade que te traga prazer,

- aprenda coisas novas,

- procure ouvir as pessoas, entender o ponto de vista de todos - não significa que você deve concordar, mas apenas entender,

- pense nas coisas que você sempre faz, se existem formas de fazer diferente.

Essas atividades vão ajudar a expandir sua visão.


Lembrando que podemos aplicar essa atitude em tudo na vida, por isso hoje te incentivo a ser empreendedora.

Quando eu tomei ciência do que significava ser empreendedora, tudo mudou. Ao invés de abraçar as derrotas, eu comecei a enxergar o caos como uma forma de conseguir as soluções.

Isso em tudo na vida mesmo!


Você com certeza será mais leve e feliz! Definitivamente o mundo precisa de empreendedores.

Seja uma delas, eu acredito nisso.

Um beijo pra você


Com amor, Luana

gif









Fotos: unsplash por @randyfath / @fideletty

*Fonte: meusucesso.com

46 visualizações1 comentário
bottom of page