top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorluanareis.br

Não é você que precisa da sua empresa. Ela que precisa de você!


Vem cá, como você classificaria sua saúde? Ruim, regular, boa ou excelente? E sua mente, como anda a sua saúde mental?


Foi se a época, que cuidar da nossa mente era um tabu. Doenças mentais sempre estiverem presentes em nossa sociedade, mas hoje há uma abertura maior e diálogo para falarmos sobre.


Quais são os cuidados necessários para manter a nossa saúde mental? E a saúde emocional? Essas duas são as mesma coisa?


"O que diferencia entre a saúde emocional e saúde mental são alguns elementos sutis, como, por exemplo, a forma como cada uma pode ser percebida. A saúde emocional é mais fácil de ser percebida por outras pessoas, uma vez que se trata diretamente da forma como se lida com outros indivíduos.


Já a saúde mental é um pouco mais complexa, pois uma vez que envolvem questões químicas cerebrais pode ser mais difícil perceber sinais de que o indivíduo não está com a saúde plena.


A saúde mental e emocional estão interligadas e se influenciam diretamente, podendo uma levar ao declínio da outra. Por exemplo, uma pessoa que não está com a saúde mental plena, apresentando algum quadro como depressão, ansiedade extrema e outras, tem sua saúde emocional afetada diretamente. E assim, sua relação com outras pessoas e até mesmo consigo são afetadas." *


Trazendo isso para o universo dos empreendedores, muitos na ansiedade de fazerem seus

negócios crescerem só ligam o botão work e esquecem que pausas são necessárias.

Amam seu trabalho, tornado este mais um combustível para a falta de equilíbrio: workaholic que chama!


No começo o corpo não sente, mas com o passar do tempo, a qualidade do sono diminui, a saúde vai caindo, a mente entrando em colapso e nossas relações se desgastam.


Do que adianta ter toda capacidade e conhecimento para fazer seu negócio dar certo se você não terá saúde nem pessoas com quem desfrutar? Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?


Claro que o excesso de trabalho é uma das várias causas de doenças que empreendedores acabam desenvolvendo, mas existem muitas outras. Separei algumas dicas maras que vão te ajudar (sendo empreendedor ou não):


Alimentação

É fato que a nossa alimentação interfere em nossa saúde. Como você está se alimentando?

Alguns alimentos possuem propriedades que ajudam no controle, por exemplo, da ansiedade.

Como castanha-do-pará, sementes de abobora, chá-verde.


Estar com pessoas que você ama

Passar tempo olhando olho no olho, tomando café, rindo, assistindo filme, caminhando, comendo junto entre outras atividades. O importante é estar ali de verdade. Procure regularmente estar com pessoas que te fazem bem.


Seja amável com você

Muitos empresários acabam ficando ansiosos e desenvolvem várias doenças por serem rígidos consigo. Não faça isso com você! Não se compare, se respeite, se admire. Entenda que você errará e que ser amável consigo ajudará a transformar os erros em valiosas lições.


Tenha hobby

Tenha pelo menos 1. Leia, assista séries, pinte, borde, dance, não sei, mas faça algo que não tenha a ver com seu trabalho. Relaxe. Mente cansada não produz.


Pratique atividade física

Não seja uma pessoa sedentária. Caminhe, corra, nade, dance, faça musculação, brinque com seu doguinho, só não fique parado.


Tenha equilíbrio

Tudo em excesso faz mal. Não trabalhe ou estude demais por longos períodos. Nosso corpo não foi feito apenas para trabalhar. Ele foi feito para viver!


O que você anda ouvindo?

Quem você segue no Instagram, curte no Facebook, vê no Youtube influencia na sua saúde mental, sim! Avalie o tipo de conteúdo que você consome. Evite canais tóxicos, com tragédias, fofocas e coisas relacionadas. Estar bem informado não é sinônimo de saber tudo. Filtre o que realmente é relevante.


Procure ajuda profissional

Em alguns casos será necessário procurar ajuda profissional de psicólogos ou psiquiatras. Tá sem grana? Faculdades como FMU e Uninove atendem gratuitamente. Conhece outras formas? Deixa aqui no final do texto =)


Lembre-se não é você que precisa da sua empresa, é ela que precisa de você




Com amor,

Luana Reis






O que você acrescentaria nessa lista? Escreve aqui nos comentários.



Tem alguma sugestão de assunto? Comenta aqui, ou mande no e-mail para contato@agamabolsas.com.br



Fonte:

* Clinica da hipnose

22 visualizações1 comentário
bottom of page