top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorDani Nogueira

O desconforto como aprendizado



Como terapeuta e como pessoa que está vivendo na pele essa situação, junto com o mundo todo, é inevitável, pensar nos aspectos psicoenergéticos desse período de pandemia. Parte do mundo em recolhimento, outra parte tentando manter a rotina - pois para muitos ficar em casa não é uma opção - mas para todos, um sentimento comum permeia o corpo e a mente: a insegurança.

Insegurança e medo, são sensações psicofísicas que na medicina chinesa são associados ao elemento ÁGUA, que rege a energia dos rins, onde mora a nossa força vital. Isso quer dizer que uma vez que entramos nessa sintonia de insegurança, mergulhamos demais no elemento água, frio e profundo, e desequilibramos um órgão que guarda nossa reserva de energia. Com a chegada do inverno, esse elemento fica mais acentuado ainda, então o desconforto psicológico brotará de todos os lados.


Já fazia uns bons meses que eu vinha sentindo a necessidade de me preservar para o inverno; talvez meu sexto sentido estivesse avisando que este inverno seria mais rigoroso do que os outros. Mas acho que além disso, foi um aprendizado sobre as estações dentro de mim. Eu passei muito tempo na minha vida buscando apenas o verão: eu queria que cada dor e desconforto durasse o mínimo possível e me queixava de muitos aspectos da minha vida. Mas a terra vive quatro estações completas, e uma delas exige da gente o recolhimento, a meditação, e muito mais que isso: TRABALHO DE PLANEJAMENTO. E na minha vida faltava isso, eu sempre pulava essa parte desconfortável do trabalho de formiga de construir o casulo para poder voar na primavera, e depois vinha a sensação de frustração, pois nada de bom florescia.


Enfim, estamos vivendo um inverno pessoal muito forte este ano. Para cada um de nós será um aprendizado diferente. Mas o frio bate à porta, lembrando que o inverno também tem sua glória de ser, e traz grandes aprendizados, para quem tiver paciência, e acender a chama dentro de si.


3 visualizações0 comentário
bottom of page