top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorRomila Marques

Você sabe a diferença entre moda consciente e moda sustentável?

Muitas pessoas acreditam que moda consciente e moda sustentável são sinônimos. Se você já confundiu esses termos, fique tranquila, é normal! Apesar deles estarem intimamente ligados e de que inevitavelmente um caminha ao encontro do outro, os termos se referem a noções distintas. Consumir de forma consciente, não significa que, necessariamente, a pessoa consome produtos sustentáveis.


Calma, vou explicar melhor! Consumir de forma consciente envolve:

  • Autoconhecimento, no sentido de que, ao se conhecer e conhecer seu estilo, a pessoa evitará o consumo desenfreado de roupas e itens que nunca serão usados.

  • Maior consciência  de como funciona toda a cadeia de produção da moda, do pré ao pós consumos, seus desperdícios e explorações sociais e ambientais ligadas a grandes marcas e fast-fashions.

  • Cuidar melhor do que se tem e fazer escolhas mais inteligentes tanto no consumo quanto na hora de montar um guarda-roupas atemporal e funcional.

A moda consciente quem faz é o consumidor. É a escolha por comprar de marcas que se preocupam pelo impacto ambiental e pela duração de seus produtos. Os adeptos à moda consciente exigem que os produtos sejam feitos de maneira justa e ética. Os consumidores conscientes se interessam em ter informações sobre o que estão consumindo, sobre os materiais utilizados, os processos de desenvolvimento e as pessoas envolvidas. Eles buscam produtos de moda atemporais e com maior durabilidade. Na moda consciente as pessoas pensam em adquirir produtos que foram feitos sem prejudicar a natureza, os animais, as pessoas e o planeta como um todo.


Agora, o conceito de moda sustentável está principalmente preocupado com o impacto ambiental da produção. As marcas buscam a utilização de materiais, métodos que poluam menos e que sejam mais amigáveis para o meio ambiente. É o caso da Ágama, que reutiliza tecido descartados pela indústria, ainda em bom estado, para a confecção das bolsas.


Na moda sustentável, são aplicados métodos que são menos poluentes, como:

  • Aplicação de corantes naturais e colas menos tóxicas para que não haja a poluição dos oceanos e lençóis freáticos;

  • Uso de tecidos eco-friendly, onde são usadas fibras orgânicas e que são usados menos água e produtos químicos na produção;

  • Reutilização e reutilização de tecidos e outros materiais usados e descartados;

  • A preocupação em produzir peças que possam ser utilizadas por um longo tempo;


Basicamente a moda sustentável engloba práticas de reuso, trocas e consertos, práticas menos poluentes e com menor impacto ambiental, através do uso de tecidos ecológicos e do reaproveitamento de materiais na fabricação.

7 visualizações0 comentário
bottom of page