top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorRomila Marques

4 passos para construir um guarda-roupa inteligente

Construir um guarda roupa inteligente é o sonho de todas nós, mulheres. Afinal, sabemos o quão frustrante é abrir o guarda roupa, ter muitas peças mas não encontrar o que vestir na hora de sair.


Mas, o que é um guarda roupa inteligente?

Um guarda roupa inteligente é aquele que possui poucas peças mas que combinam facilmente entre si e que realmente vestem bem. É aquele guarda roupa que possui as peças certas para você, de acordo com a sua personalidade e o seu tipo de corpo.

Além disso, o guarda roupa inteligente também conta com uma organização afim de facilitar o dia a dia. Para isso, é importante que as peças estejam dispostas de forma que sejam sempre vistas e que agilizem a combinação de looks.

Também é importante que as peças estejam sempre limpas e em bom estado para uso. Construir um guarda roupa inteligente é um dos principais resultados que entregamos para a cliente na consultoria de imagem. Após descobrirmos sua personalidade, seu estilo pessoal e o seu tipo de corpo, vamos em busca de um guarda roupa que seja funcional.

Nesse post vou te dar 4 passos práticos para te ajudar a construir um guarda roupa inteligente sozinha. Vamos lá!


1 – Organize com frequência

Sabemos que organização é a chave para tudo na vida, e para ter um guarda roupa inteligente não é diferente. Você precisa com uma certa frequência organizar as suas peças, olhar para cada uma delas com bastante carinho e atenção.

Tire as peças que estão sujas, as que estão danificadas e por isso não serão usadas e as que você não quer usar mais. Separe para a doação ou para vender em brechós.

Quanto menos peças você tiver no seu guarda roupa, mais fácil será de enxergar diariamente as que realmente servem para você. E isso fará o seu guarda roupa bem mais funcional e inteligente.

Recomendo que essa organização seja com frequência de 3 vezes ao ano ou sempre que você sentir necessidade.


2 – Invista nas peças chave

Para identificar quais são as peças chave para você, é preciso que conheça duas coisas a seu respeito: seu estilo pessoal e o seu estilo de vida. Você irá alinhar essas duas informações com a sua rotina (ambiente de trabalho, forma como se desloca até o trabalho e etc). Sente e pense sobre lugares que mais frequenta, analisando as peças que favorecem o seu tipo de corpo e o seu estilo pessoal.

Faça uma lista concluindo as peças que são essenciais no seu guarda roupa, que refletem quem você é: a sua personalidade, o seu corpo e a sua rotina.Essas peças serão as suas peças de base e você irá usá-las como base no guarda roupa para criar as combinações de looks.

É nas peças base que você deve investir mais tempo e dinheiro na hora de fazer compras. Isso porque são elas que estarão sempre presentes nos seus looks.


3 – Escolha uma palheta de cores

Escolha uma palheta de cores para o seu guarda roupa. Para isso, você pode fazer um teste de coloração, existe profissionais que aplicam esse teste online, e você irá descobrir quais são as cores que favorecem o seu tom de pele. Mas você também pode simplesmente optar pelas cores que gosta mais ou que acredita intuitivamente que te favorecem.

Para isso, você pode também se basear no seu estilo pessoal. Sabemos que cada um dos 7 estilos possui algumas cores mais tendenciosas, que geralmente estão presentes no guarda roupa da mulher que possui aquele estilo.

Junte a informação das cores do seu estilo pessoal com as cores que mais gosta e se sente bem usando. Estude combinações de cores com as cores que você gosta.


4 – Monte looks e fotografe possibilidades

Uma dica que as consultoras de imagem normalmente fazem com suas clientes é fotografar looks e montar um lookbook. Abra o seu guarda roupa e monte todas as combinações possíveis com as peças que você tem. Na consultoria de imagem, eles utilizam a regra de 3 a 5 partes de cima para 1 parte de baixo. Isso significa que você deve ter mais partes de cima do que parte de baixo. Ou seja, invista mais nas partes de cima na hora de fazer compras.

Fotografe as combinações e monte um lookbook com os looks separados por ocasiões ou qualquer outra categoria que você julgar necessário. Você pode fazer uma pasta com os looks salvos no seu celular ou computador. O importante é salvá-las em um lugar de fácil acesso para olhar sempre que precisar, ok?


13 visualizações0 comentário
bottom of page