top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorRomila Marques

7 dicas para comprar menos e melhor

Quem não deseja comprar menos e comprar melhor? Acho que todos nós pobres mortais que damos duro para ganhar nosso dinheirinho, não é mesmo? O assunto de hoje é justamente para ajudar você a comprar aquilo que precisa, dentro das suas condições, de uma forma consciente. Veja a seguir dicas para comprar menos, melhor e não se arrepender depois:


1- Tenha um objetivo


Se você não sabe o que está procurando será facilmente seduzida pelos apelos das lojas. Elas querem vender e você está decidida a comprar, mas se não sabe o que levar acabará levando inúmeras peças em promoção e um arrependimento no outro dia. Tenha em mente o que você precisa comprar. Faça uma lista. Se precisa apenas de um item, saia determinada a cumprir seu alvo. Não se deixe seduzir pelas vitrines. Lembre-se: você saiu para comprar aquela peça ou os itens da sua lista.


2- Escolha uma peça que reflita o seu estilo


Nem tudo que a gente acha bonito, tem a ver com nosso estilo. E quando a gente compra algo que não tem nada a ver com a gente, as chances daquilo ficar parado no armário, são enormes. Então, não leve em consideração apenas se a peça é bonita ou não, mas, sim, se ela tem a ver com você!

Foto: Unsplash

3- Evite as compras por impulso


Compras por impulso costumam ser motivadas por fatores emocionais. Isso significa que, se você estiver triste, frustrado ou insatisfeito, vai tentar superar esse sentimento comprando alguma coisa que, na verdade, não precisa.

Para resolver esse problema, o primeiro passo é identificar quais são as situações que acionam o seu “gatilho”. Depois, você tem que encontrar outra forma de lidar com essas situações. Busque fontes diferentes de prazer e relaxamento. E sempre que você pensar em comprar alguma coisa mais cara, comprometa-se a esperar um dia antes de tirar a carteira do bolso. É possível que, nesse tempo, seu estado emocional mude. Assim, você terá evitado uma compra por impulso.


5- Não acredite em conversa de vendedora


Não acredite em conversa de vendedor, pois ele só quer uma coisa: vender (salvo raríssimas exceções que se importam com você). Vão te dizer que a roupa que a roupa tá linda, que valoriza você, que só há uma peça no estoque e coisas assim. Cabe você ser racional o suficiente para pensar ou cair nas táticas manipuladoras e levar o que você nem refletiu direito se era bom ou não para você.


6- Siga a sua intuição e tenha prudência


Sabe quando sentimos que não vamos usar aquela roupa ou que não devemos levar? Nunca ignore isso. Esse feeling já me fez evitar várias compras inúteis e erradas, além de impedir que eu gastasse com uma peça que não valia a pena (seja pelo tecido ou simplesmente porque não combina com quase nada). Levar o que você pode pagar é regra, isso é prudência. Não compre por constrangimento, tampouco por impulso. Há sempre outro vestido, outro sapato.


7- Fique atento às formas de pagamento


Muitas pessoas gastam cerca de R$1000 em lojas de departamento só com roupas, maioria delas em promoção, parcelam no máximo de vezes que a loja oferece e ainda aceitam aquela proposta desgramada da vendedora de parcelar para antecipar. Respondam-me: que sentido faz parcelar uma coisa para antecipar?

Compre menos e parcele o mínimo que puder. Dê uma entrada para abater o valor das parcelas. Não fique sócia da loja tendo praticamente uma mensalidade todo mês para pagar.


Mas então o que comprar?


Só os caros? Nada de baratinhos? Os dois! Compre caros e baratos, dentro do seu orçamento, mas sempre observando o tecido, no caso de roupas, a usabilidade da peça, a procedência…


5 visualizações0 comentário
bottom of page