top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorMaria Lucia

Bert Hellinger, sobre Constelação Familiar

Era uma vez um jovem inquieto cheio de ideias e ideais...


Bert Hellinger

Penso que assim poderia começar a historia de Bert Hellinger, um novem criado em família católica, que se ordenou padre, foi para guerra se tornando prisioneiro num campo de concentração. Escapou, voltou para a Alemanha, entrou na ordem dos jesuítas, foi enviado para Africa aonde teve contato com as tribos Zulus. No começo dos anos 70, estudou psicanálise em Viena, completando os estudos dessa vertente em Munique. Em 73, foi para os EUA estudar a Terapia Primal com Eric Berne, com quem teve contato também com a Análise Transacional algumas bases que mais tarde serviriam para o insight da Constelação Familiar.


As Constelações são muito mais do que um método de trabalho: elas são uma postura nova, uma postura de vida. Quem entra em contato de forma profunda com a obra de Hellinger, se transforma e adquire um novo olhar perante a vida e os desafios que ela impõe: um olhar leve, confiante e que leva a encontrar as próprias fontes de força e alegria. O professor, Bert Hellinger, faleceu no dia 19/9/2019 com 93 anos e nos deixou esse texto maravilhoso abaixo.


"A vida decepciona-o pra você parar de viver com ilusões e ver a realidade. A vida destrói todo o supérfluo até que reste somente o importante. A vida não te deixa em paz, para que deixe de culpar-se e aceite tudo como "É". A vida vai retirar o que você tem, até você parar de reclamar e começar agradecer. A vida envia pessoas conflitantes para te curar, pra você deixar de olhar para fora e começar a refletir o que você é por dentro. A vida permite que você caia de novo e de novo, até que você decida aprender a lição. A vida lhe tira do caminho e lhe apresenta encruzilhadas, até que você pare de querer controlar tudo e flua como um rio. A vida coloca seus inimigos na estrada, até que você pare de "reagir". A vida te assusta e assustará quantas vezes for necessário, até que você perca o medo e recupere sua fé. A vida lhe distancia das pessoas que você ama, até entender que não somos esse corpo, mas a alma que ele contém. A vida ri de você muitas e muitas vezes, até você parar de levar tudo tão a sério e rir de si mesmo. A vida quebra você em tantas partes quantas forem necessárias para a luz penetrar em ti. A vida confronta você com rebeldes, até que você pare de tentar controlar. A vida repete a mesma mensagem, se for preciso com gritos e tapas, até você finalmente ouvir. A vida envia raios e tempestades, para acorda-lo. A vida o humilha e por vezes o derrota de novo e de novo até que você decida deixar seu ego morrer. A vida lhe nega bens e grandeza até que pare de querer bens e grandeza e comece a servir. A vida corta suas asas e poda suas raízes, até que não precise de asas nem raízes, mas apenas desapareça nas formas e seu ser voe. A vida lhe nega milagres, até que entenda que tudo é um milagre. A vida encurta seu tempo, para você se apressar em aprender a viver. A vida te ridiculariza até você se tornar nada, ninguém, para então torna-se tudo. A vida não te dá o que você quer, mas o que você precisa para evoluir. A vida te machuca e te atormenta até que você solte seus caprichos e birras e aprecie a respiração. A vida te esconde tesouros até que você aprenda a sair para a vida e busca-los. A vida te nega Deus, até você vê-lo em todos e em tudo. A vida te acorda, te poda, te quebra, te desaponta... Mas creia, isso é para que seu melhor se manifeste... até que só o AMOR permaneça em ti.

0 visualização0 comentário
bottom of page