top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorRomila Marques

Como tingir roupas com produtos naturais

Usar plantas e outros materiais naturais para fazer o tingimento natural de tecidos não é uma novidade. Afinal, até a segunda metade do século XIX, as substâncias usadas eram exclusivamente extraídas da natureza e as cores vinham de flores, folhas, frutos silvestres, legumes, ervas, nozes, cascas, mariscos e até insetos.

Foi com o fortalecimento da moda sustentável, onde os consumidores passaram a repensar sua maneira de consumir, adquirindo menos peças, reutilizando, comprando em brechós, costurando suas próprias roupas e procurando tecidos que se adequem a este cenário, como os orgânicos, por exemplo, que as técnicas da tinturaria natural voltaram a chamar atenção - o que é ótimo, já que corantes artificiais podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Tingir suas próprias roupas é uma iniciativas simples que, além de se tornar um hobby, tem consequências positivas para o meio ambiente, como:

  • Evitar o consumo de roupas novas

  • Evitar o uso de corantes artificiais prejudiciais ao meio ambiente

  • Fazer com que entremos em contato com a natureza

  • Aliviar o estresse


Tecidos fáceis de tingir

Antes de tingir qualquer roupa, é importante avaliar se o tecido irá absorver bem a tinta. Para facilitar, procure identificar a fibra do tecido, pois o resultado do tingimento é feito conforme o tipo de fibra da roupa. Sendo assim, alguns tecidos são mais fáceis de tingir, como:

  • Tecidos em sintético;

  • Tecidos mistos;

  • Tecidos de algodão e de fibras 100 naturais.


Como tingir?

O passo a passo é bastante simples. Primeiro é preciso escolher o seu corante natural. Aqui estão algumas opções fáceis de encontrar e com um resultado lindo:

Foto: Pinterest

A receita básica para o cozimento do corante, que vai servir para os exemplos a seguir é:

  1. Escolha um dos pigmentos citados acima;

  2. Depois, ferva 1 litro de água e escolha o tecido que irá tingir.

  3. Deixe o tecido por 5 minutos em água fria. Isto ajudará o tecido a “agarrar” melhor o corante natural;

  4. Torça o tecido para retirar a água;

  5. Coloque o pigmento e 1 litro de água para ferver durante uns 30 minutos;

  6. Retire a panela do fogo e mergulhe a peça de roupa nessa mistura durante pelo menos 1 hora.

  7. Vá mexendo de vez em quando com uma colher para garantir um tingimento homogêneo;

  8. Depois de retirar a peça de roupa da panela, passe o tecido por água até que a água comece a correr limpa;

  9. Você pode melhorar o resultado final adicionando um agente de fixação ou mordente (mordentes são minerais, tais como alume, cobre ou ferro, que ajudam a cor da tintura a se ligarem a fibra. Podem ser comprados em lojas de ferragens ou drogarias. Para isso, você deve deixa-lo por 24 horas de molho em um mordente, enxaguar bem para retirada do mordente e só então coloca-lo no corante;


Dicas: Lave com sabão de coco para manter a cor por mais tempo e seque na sombra. Reserve uma panela só para a preparação dos tingimentos. Não a utilize depois para cozinhar.

13 visualizações0 comentário
bottom of page