top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorNádia de Mello

De olho no armário

Photo by Andrej Lišakov on Unsplash

Toda mudança nos traz adaptações. No meu caso, quando vim para São Paulo, precisei me desfazer dos muitos cabides (e roupas) que tinha, pois na minha chegada dividia quarto, logo, meu espaço para guardar coisas era menor.


Esse novo rearranjo me fez adquirir um novo hábito que, agora mesmo com bem mais espaço, mantenho: guardar as roupas combinadas em looks. Toda vez que vou pendurar alguma peça já penso uma combinação e as coloco junto e perto de outras possibilidades que possam ser legais.


Dessa forma, aprendo mais sobre meu estilo, minhas roupas e já me facilita bastante para saber o que preciso ou caso queira comprar alguma peça que tenha me apaixonado se vou ter com o que usar.


Não tenho como meta o armário capsula, mas é uma forma (que surgiu meio na necessidade de um momento) e me ajuda a conhecer mais sobre mim, estilo, roupas e um bocado também no meu consumo. É uma outra forma de se relacionar com o próprio armário. Quem sabe com o tempo talvez não chegue ao capsula?


Armário Capsula

Logo que a questão da sustentabilidade surgiu forte na moda, o conceito do armário capsula voltou com tudo. Surgido nos anos 70, pela estilista britânica Susie Faux, tem como definição um guarda-roupa composto por poucos itens, apenas os essenciais, atemporais e que combinem entre si.

Photo by Junko Nakase on Unsplash

A ideia é que você possa ter apenas aquilo que faz sentido e que realmente gosta de usar. A princípio, chegou-se à conclusão de que o número “ideal” seria de 30 peças por estação (pensando apenas em termos de inverno/verão, lembra que surgiu nos anos 70 e o mercado funcionava com outro calendário). No Brasil, como não há muita diferença entre estações, foi estipulado que um bom armário capsula seria composto por 70 peças.


Dentro dessa contagem se excluem: roupas íntimas, de festa, ginástica e, claro, os acessórios.

Para quem quer começar nessa aventura:


- observe as peças que mais usa;


- considere o tipo de roupa que precisa usar no dia a dia (para trabalho, exercício);


- pense as roupas que prefere usar para o tempo livre;


E, talvez, o mais importante, não precisa fazer uma mudança radical. É tudo bem ir de pouquinho em pouquinho.


Inspiração

A minha inspiração quando dá aquelas crises (sim, ainda as tenho) “estou sem roupa” é lembrar da Iris Apfel. Essa musa de 98 anos e um dos maiores ícones de estilo do mundo costuma falar que não é necessário ter muitas peças, mas sua aposta é sempre nos acessórios. E apenas os mudando, é possível montar looks bem diferentes.


Mas como não sou muito dos muitos acessórios, como ela, penso em variações de uma mesma peça ou composições. Assim, utilizo seu ensinamento e adapto para o que faz sentido para minha vida.


Já pensou nisso? Tem outra dica de inspiração?

2 visualizações0 comentário
bottom of page