top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorMaria Lucia

Me sirva um chá, por favor!


Foto por Alison Marras via Unsplash

Um chá certamente é uma bebida prazerosa, tanto para dias frios como os quentes. Pode se saborear sozinha, com amigos ou com a família, inclusive com as crianças! Para uma boa xícara de chá não tem hora ou idade.

E depois de um dia puxado, nada melhor do que uma boa noite de sono para repor as energias, né? Chás de camomila, hortelã e erva-cidreira podem ajudar nessa missão de garantir um sono tranquilo e revigorante. O chá de camomila, por exemplo, produz um efeito sedativo e calmante. Que tal uma xícara de chá?

Porém, quando se fala em fazer um chá é preciso saber se vamos preparar uma infusão ou uma decocção. A diferença, no efeito final, é grande.


Infusão

Para fazer uma infusão você vai usar só folhas e flores da planta escolhida e coloca-las na água fervente do bule ou da xícara. Deve-se abafar a infusão, com um pires ou tampa, para que os óleos essenciais não se evaporem, por 5 a 10 minutos, conforme a recomendação de acordo com cada planta. Coar e beber, quente ou frio.


Decocção

A decocção implica na fervura do material vegetal, por um tempo que varia entre 5 a 20 minutos. Para preparar uma decocção serão usados ramos, raízes, sementes ou folhas e o objetivo é que sejam extraídos outros produtos curativos além daqueles que saem numa rápida infusão. As decocções costumam ter um efeito curativo acentuado e não são adequadas para crianças.


Algumas sugestões de chás e suas finalidades:

Insonia

Chá de alface

Feito da própria folha do alface, esse chá, além de ter propriedades calmantes, possui ação diurética: seu consumo auxilia a diminuir inchaços e controlar a pressão sanguínea. Também é superfácil de preparar: basta colocar as folhas de alface em infusão na água quente por 10 minutos e aproveitar


Estresse

Chá de Erva-cidreira

Todos os chás são, naturalmente, ótimos calmantes, mas, o feito à base erva-cidreira é um dos mais potentes para relaxar a mente e o corpo. Esse tipo de chá é considerado "fitoterápico", aprovado pela Anvisa, ou seja, funciona como um autêntico remédio para combater o estresse.

Digestivo

Chá de Gengibre

Para quem sofre com gastrite e problemas intestinais, o chá de gengibre é um ótimo companheiro. Seus nutrientes auxiliam na secreção da bile, feita pela vesícula biliar, facilitando a digestão de gorduras e evitando sobrecargas no fígado.


Para deixar o cabelo mais bonito

Chá de alecrim

O chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar o cabelo, porque ele fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa, e facilita o crescimento do cabelo, porque melhora a micro circulação do couro cabeludo. O chá de alecrim deve ser preparado em forma de infusão, que consiste em ferver a água e adicionar 1 colher de sopa da erva para cada xícara de chá. 


Foto por Alice Pasqual via Unsplash

Chá da alegria

Como o nome já diz, a função do chá é de trazer a felicidade. Este chá ajuda a trazer mais felicidade e bom humor para aqueles que gostam de tomar um bom chá. A receita elaborada pelos pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, leva ervas que possuem um gosto agradável, são nutritivas e também bem baratas, se comparadas a outros remédios com o mesmo objetivo comercializados em farmácias. É um estimulante natural.

Na sua composição vão varias ervas que misturadas trazem este benefício. Veja a lista das ervas abaixo:

Ingredientes

sálvia hortelã camomila endro chá verde erva doce canela semente de mostarda tomilho alecrim


Modo de preparo

Para fazer o chá, pegue uma colher de sobremesa do chá e coloque em uma xícara de água quente. Tampe e deixe por infusão por aproximadamente cinco minutos. Finalize coando e tomando a bebida ainda morna.

Guarde o chá em um local seco e fresco de preferencia num recipiente com tampa


6 visualizações0 comentário
bottom of page