top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorMaria Lucia

O dia que virou noite


Foto: Andre Lucas / DPA

Nesta segunda feira, dia 19/08, um fenômeno inusitado surpreendeu os paulistanos. Mesmo com os relógios marcando 15 horas, o céu da capital paulista estava escuro feito noite. De acordo com o Climatempo, a escuridão ocorreu por causa da combinação atípica de fumaça proveniente de queimadas na região amazônica, nos estados do Acre e Rondônia e na Bolívia, que chegou a São Paulo pela ação dos ventos.


O número de queimadas aumentou nos últimos sete meses. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até domingo 18, foram registrados 71.497 focos — alta de 82% em relação ao mesmo período do ano passado. O recorde anterior era de 2016, com 66.622 registros no mesmo período. Depois do Amazonas, o governo do Acre declarou na sexta-feira, estado de alerta ambiental por causa de incêndios em matas. Só na segunda-feira 19, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) detectou 813 focos de queimadas que cobriram o bioma da Amazônia.


Temos visto nossas autoridades num descaso total em relação ao meio ambiente, o presidente chegou a mandar a chanceler alemã Angela Merkel pegar o dinheiro e reflorestar o país europeu, após a Alemanha decidir cortar verbas para projetos de preservação da Floresta Amazônica, uma bagatela de mais de R$150 milhões e fez uma aposta pífia com Merkell e o presidente francês Emannuel Macron desafiando os a "sobrevoarem um trecho da floresta amazônica com ele e "se eles encontrarem um quilômetro quadrado de desmatamento entre Boa Vista e Manaus, concordaria com eles (sobre política ambiental)".

Tá, mas e o que temos a ver com isto? O que eu, uma simples andorinha posso fazer para diminuir este fogo todo?


Basta realmente agir como o pequeno beija-flor que um dia diante de um grande incêndio na floresta, ia até a margem do rio, mergulhava, pegava em seu bico algumas gotas de água, voava até o fogo e deixava a gotinha cair sobre as labaredas. O elefante, vendo aquilo, disse-lhe: “Você está louco? Acredita que esta simples gota pode apagar um incêndio tão grande?” Ao que o passarinho respondeu: “Eu estou fazendo a minha parte e se todo mundo ajudar com certeza conseguiremos alguma coisa”.


Nossa Mãe Terra esta clamando por socorro! Façamos uma corrente de orações e vibrações pelo planeta e para que o universo amoleça estes corações incautos! Eu conclamo a todos para que juntos, nós possamos nos conectarmos a natureza com a certeza de que somos parte! Nós fazemos parte deste sistema natural.


Vibremos amor por todos os seres, inclusive pelo ser ignóbil que nos governa, a fim de amolecer o coração insensato e dar lhe sabedoria e um minimo de inteligencia. É preciso agir! Uma revolução que comece no coração e abra os olhos de todos sobre esse desmonte no meio ambiente. Façamos, de fato, uma revolução e usemos as armas mais poderosas que existem: a oração e o amor. Rezemos pelas atrocidades que fazem com o coração da floresta! Rezemos pelas ervas, raízes, os animais (que sempre foram animais de poder e mestres para nossos ancestrais e, para além desse fato, os povos nativos, que queimam e são assassinados. As árvores sagradas que habitam nossa Amazônia choram. Os animais de poder que habitam nossa Amazônia ardem, os nossos ancestrais que habitam a Amazônia queimam! O sagrado vento esta trazendo ate nós o pedido de socorro através do cheiro acre e da fumaça. Façamos algo.


Mãe Gaia, eu te vejo, eu te reconheço, somos uma e eu te amo e respeito.

Mãe Gaia, sinto muito pelo que fazem contigo, pela dor e desamor que te causam, me perdoe se de algum modo e e em algum momento eu te desrespeitei, e me perdoe se faço parte de um povo que não te reconhece, eu te amo por tudo que me ofertas de forma tão gentil e generosa

e eu sou grata pelas infinitas possibilidades que me dispõe.


Aprenda com o passarinho: faça também a sua parte, cuide do nosso Planeta.

1 visualização0 comentário
bottom of page