top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorMaria Lucia

O primeiro desafio, descobrindo o poder das ervas.


Foto por Brooke Lark no Unsplash

Em uma das mirações que tive ao consagrar a Ayhuaska, visualizei um índio na floresta.

Meu "índio" não tinha rosto, mas eu sabia que ele era eu, ou pelo menos estava em mim, e sua mensagem era, você sabe o que fazer, faça, trabalhe! Durante muito tempo permaneci relutante, na incerteza de como agir e se tinha conhecimento o suficiente, porém as coisas começaram a acontecer de forma quase intuitiva.


Um dia minha filha me ligou dizendo que não estava se sentindo bem, com a energia baixa e sem dormir direito. E então senti uma enorme necessidade de ajuda lá, ainda que a distância, pensei mas como? A resposta foi imediata: fazendo uso das ervas que minha filha tinha a disposição, e igualmente de um conhecimento que herdei indiretamente de minha avó. Neste momento minha ancestralidade começava a entrar em ação.


As ervas tem uma enorme capacidade de proporcionar cura e bem estar, físico, emocional e espiritual. Imagine uma macarronada temperada com manjericão, o aroma e sabor especial que esta erva exala, e o prazer que isto causa ao saborear? O cheiro doce e perfumado da folha de laranjeira pelo ar, em uma xícara de chá? A força da canela e cravo em um bolo? A alegria do alecrim. Certa vez ouvi que se uma erva tempera e da sabor especial a um alimento, certamente tempera do mesmo modo a vida!


Assim, fui orientando minha filha a colher em seu pequeno jardim, folhas e flores específicas para que pudesse tomar um banho energizante. E qual não foi minha surpresa, quando no dia seguinte ela mencionou ter dormido feito um bebê, além de estar bastante disposta. Durante uma semana fizemos um tratamento com banho e chás das plantas colhidas em seu jardim ou de ervas secas, usadas comumente para temperos. Flores diversas, manjericão, folhas de romã, folhas de laranjeira, jasmim, entre outras.


As ervas possuem diferentes propriedades e quando estimuladas, agem diretamente no problema ao qual buscamos uma ajuda ou solução. Não existe nenhum tipo de magia, a não ser o despertar da potencialidade intrínseca do vegetal fitoterápico. Bem sabemos que os aromas (aromaterapia) as cores (cromoterapia) e os sabores (alimentação adequada) podem trazer inúmeros benefícios ao corpo, a mente e ao espirito.


Nós próximos posts falarei sobre o uso correto e a finalidade de cada erva, além de outras dicas.

3 visualizações0 comentário
bottom of page