top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorNádia de Mello

Por que a moda tem papel importante na sustentabilidade?

Crédito: Sylvie Tittel on Unsplash

A moda, vista como muitos por algo fútil ou sem valor, tem um grande impacto na nossa vida, embora possamos não perceber. Por exemplo, é um mercado responsável por 2% do PIB mundial, girando US$3 trilhões por ano.


Se toda indústria começar a se movimentar e adotar práticas sustentáveis, seria uma contribuição enorme para diminuir as consequências no aquecimento global, por exemplo.


Isso porque a moda se relaciona intimamente com outras áreas, como: agricultura (algodão, linho), pecuária (lã), petróleo (tecidos sintéticos), entre outros. Infelizmente, 40% nem sequer começaram a levar a sério essas questões.


Alguns dados da indústria impressionam: um quarto do uso de pesticidas são usados na produção de algodão e a confecção de uma calça jeans utiliza aproximadamente 3,5 litros de água. Além disso, é responsável por um quinto da poluição global da água, um terço dos micro plásticos nos oceanos e a emissão de gases de efeito estufa (um bilhão de toneladas a cada ano – 3% de todo CO2).


Um relatório do World Resources Institute nos diz que estamos produzindo 140 bilhões de novas peças por ano, o que possibilitaria que cada pessoa da Terra pudesse comprar 20 novas peças por ano.



Crédito: Bas Emmen on Unsplash


O Estados Unidos possui o maior mercado de vestuário, 28% do total, onde há o descarte de 14 milhões de toneladas de roupas por ano, o equivalente a 36 kg∕habitante. De acordo com uma agência de proteção ao meio ambiente norte-americana, desse todo descartado 84% vão parar em lixões ou são incinerados.


E nós, consumidores, contribuímos muito para todo esse cenário. Uma pesquisa da McKinsey & Company mostrou que o consumidor médio comprou 60% mais itens de vestuário do que nos anos 2000 e ainda o utiliza por metade do tempo. Talvez seja hora de repensar toda a questão de consumo, como comentado no meu texto da semana passada.


É fato que não podemos falar em 100% de sustentabilidade, mas podemos sim cobrar algumas medidas nesse sentido das marcas. Até porque uma tonelada de roupa descartada e reutilizada evita que 20 toneladas de CO2 entrem na atmosfera.


Existem três organizações que nos ajudam a entender metas sustentáveis que a indústria poderia adotar: a Global Fashion Agenda, a Sustainable Apparel Coalition e Boston Consulting Group. Elas, juntas, criaram o Índice Pulse Index para medir as práticas na moda.


Portanto, embora o caminho ainda seja longo e estamos aos poucos entendendo que somos parte de um todo e precisamos cuidar desse todo e a moda tem grande contribuição nisso. Porque ela está presente no dia a dia de todas pessoas, em todo mundo e se relaciona diretamente com diversas áreas, impactando diretamente nossas relações e meio ambiente.

0 visualização0 comentário
bottom of page