top of page
Agama 200x200.png
  • Foto do escritorCristina Eustaquio de Oliveira

Que tal uma taça de vinho?

O Resveratrol é um composto químico fenólico presente no vinho muito estudado por seus benefícios ao organismo.


O vinho é uma bebida produzida a partir da fermentação de uvas. O suco alcoólico resultante é riquíssimo em diversos componentes químicos que são benéficos para a saúde. Porém, muitas pessoas apresentam dores de cabeça após beber vinho, com dor pulsante e localização bilateral – que pode estar associada à presença de tiramina e sulfitos.

Recentemente, um estudo avaliou a associação entre a concentração de sulfitos no vinho (conservantes formados naturalmente ou adicionados) e a ocorrência de dor de cabeça em 80 voluntários saudáveis.

Os autores encontraram que aqueles indivíduos com histórico de dor apresentaram um risco 2.266 vezes maior de desenvolver dor de cabeça após a ingestão de vinho com quantidades elevadas de sulfito.


Embora o vinho apresente outros componentes que podem desencadear dor de cabeça em indivíduos suscetíveis, os autores discutem que os sulfitos podem predispor a esse sintoma devido ao aumento da excitabilidade neuronal (Eur J Clin Nutr; 73: 1316-1322, 2019).

Em função desse efeito, a boa notícia é que alguns produtores estão reduzindo a adição de sulfitos para minimizar seus possíveis efeitos adversos, que também podem ter relação direta com a sensibilidade individual.

Nada como um produtor que pensa nos seus consumidores!

7 visualizações0 comentário
bottom of page